Aqui vão algumas estratégias que sempre me ajudam no processo criativo. São ações que desenvolvi no decorrer do tempo, para lidar com as dificuldades que todos nós enfrentamos ao escrever. Espero que alguma delas lhe sejam úteis.
- Leia sempre: não me refiro tanto a pegar um livro e devorá-lo do início ao fim, mas sim de pegar um ou mais livros já lidos – e isso é importante – e ir lendo em paralelo ao seu trabalho de escrever. Pelo menos eu, quando leio pela primeira vez um livro que me encanta, me pego tão imerso na leitura que sou incapaz de sequer dar atenção à forma. Minha imaginação é tão vívida que muitas vezes confundo a história de um livro com filme ou série, lembrando detalhadamente de ter visto aquilo, quando na verdade, fui tudo construído pela minha imaginação. Ao ler um livro pela segunda vez, e tanto faz que parte do livro você pode dar maior atenção à forma e vai acabar percebendo como outros autores lidam com as dificuldades que você pode vir a enfrentar, seja na forma de descrever algo, ou algum desenrolar da trama.
- Conte com seus amigos: Quando revisamos algo que produzimos, normalmente deixamos alguma coisa passar. Isso porque nós já SABEMOS o que está ali, o processo de leitura não é o mesmo do que ler algo pela primeira vez. Além disso, ninguém sabe a respeito de todos os assuntos, e tudo bem. Conte com amigos para serem seus leitores beta. Eles poderão não apenas apontar possíveis erros que tenham passado por sua revisão, como podem lhe corrigir sobre temas que você não domina e eles entendem mais. Podem até apontar incongruências ou ausências que você não sentiu ao escrever, mas eles sentiram ao ler.
- Dicionário de sinônimos: mantenha sempre um aberto enquanto estiver escrevendo. Não precisa ser físico, como fizeram os nossos ancestrais, pode ser uma aba do navegador de internet na página do dicionário de sinônimos. A repetição de palavras pode – e deve – ser evitada ao máximo, a não ser que seja intencional. E, sinceramente, muitas vezes elas estão lá simplesmente porque não temos em mente uma opção de variação naquele momento.